O prefeito Rogério Cruz lançou na segunda-feira (13), o Programa Casa da gente. O projeto já iniciado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação tem como objetivo ampliar o número de famílias beneficiadas pela prefeitura de Goiânia. O lançamento, na presença de augtoridades e populares, foi realizado na Praça da Feira do Jardim Curitiba I. A iniciativa é resultado da reformulação do Programa Municipal de Habitação de Interesse Social.
O novo projeto é uma espécie de renovação do antigo Programa Municipal de Habitação de Interesse Social. Dentre as novidades do novo formato, está a doação de lotes e terras de propriedade do Município às famílias carentes da capital goiana. A alteração foi planejada para se adequar ao programa habitacional do município à Medida Provisória nº 1162/2023, do Governo Federal, que engloba a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida.
“O poder público deve colaborar com todas as pessoas, especialmente com as que vivem em situação de vulnerabilidade social, e é isso que estamos fazendo. Estamos trabalhando para que Goiânia seja uma cidade para todos. Nossa gestão está à disposição para ouvir. Isso é democracia, com base no diálogo. O que o cidadão precisar, conte conosco”, disse Rogério Cruz.
O prefeito confirmou a doação de mais de 600 lotes, e, durante o lançamento do novo projeto, foi realizado o sorteio das 100 primeiras famílias que seriam beneficiadas. “Continuaremos trabalhando para sortear mais 500. Nossa expectativa é de que cerca de mil lotes sejam entregues às famílias da capital até o final de 2024”, confirmou o prefeito.
“Após o sorteio, as famílias passarão por um processo de análise dos dados e da documentação do grupo familiar para verificação do cumprimento de todos os critérios estabelecidos pela legislação municipal para serem beneficiadas pelo programa”, explicou o secretário de Habitação Valfran Ribeiro.
“Atendendo a todos os critérios, elas serão chamadas para escolha da planta do imóvel a ser construído e da documentação necessária para escrituração do imóvel em nome do beneficiário e entrega do alvará de construção, que permite o início das obras”, completou.
As pessoas que se enquadrarem dentro das outras faixas de renda definidas pela MP, receberão um subsídio de até 20% do valor do imóvel a ser
construído, o que será abatido na parcela de entrada do financiamento do lote.
Participaram do lançamento do programa Casa da Gente, os secretários José Firmino (Particular e Chefe de Gabinete), Valfran Ribeiro (Planejamento Urbano e Habitação), Maria Yvelônia (Desenvolvimento Humano e Social) e Marcos Aurélio Egídio (Procuradoria-Geral do Município), e os vereadores Anselmo Pereira, Cabo Sena e Juarez Lopes.